ARTIGOS INTERESSANTES

1- CROMOTERAPIA
Gradualmente, desde o fim da guerra, as cores retornaram a fazer parte de nossas vidas, sendo estas vivas e brilhantes. O creme, cinza e marrom foi substituído pelo vermelho real, pelo azul extraordinário, variando do azul pastel ao índigo, os verdes e amarelos vivos como se capturando os raios de sol e vida pelo caminho.
A cor atua sobre nós, seguindo o nosso meio, elevando ou baixando nossos espíritos.
O fato de que muita atenção seja dependida, atualmente, em tornar as casas mais agradáveis e simultaneamente claras e habitáveis, indica o reconhecimento generalizado do importante efeito que a cor tem sobre a personalidade das pessoas. Isto é, de fato, reconhecido diretamente na atualidade pelas autoridades médicas e hospitalares que buscam alegrar os pacientes em depressão pelo uso de tons vermelhos, rosa ou alaranjados na decoração e tranqüilizar os supercitados com todos os matizes de azul e verde.
Psicologicamente somos afetados pela cor. Somos estimulados pelas cores vivas enquanto cores pardas nos proporcionam sentimentos apáticos. O vermelho nos aquece e ainda mais caloroso é o fogo de uma turfa ou de uma tora ardendo. O azul é uma cor fria, suave para os olhos e para a mente. O verde nos harmoniza, nos refresca, nos restaura do stress causado pela rotina diária das cidades grandes. O amarelo é imbatível enquanto estimulante mental e quem deseja conversação brilhante em sua sala de visitas deve usar esta cor.
Os ditos populares que usam o “enxergando vermelho” ou “roxo de raiva”, “verde de inveja” procuram relatar as alterações que ocorrem em nosso campo eletromagnético, devido às mudanças ocorridas em nossas emoções.
A cromoterapia é a ciência que utiliza cores para a cura de determinadas doenças. Acredita-se, dentro da cromoterapia, que a aura emana cores diferentes, indicando o estado de saúde de cada pessoa. Desta maneira, pode-se diagnosticar doenças que serão tratadas com o uso de outras determinadas cores. O curandeiro da cromoterapia diagnostica a doença pelo relato das pessoas ou pela foto da aura, verificando a falta ou o excesso de determinada cor na vida daquela pessoa, e assim poderá receitar as cores adequadas para cada tipo de doença.
Considerando todos os aspectos, a cor é parte integrante de nossas vidas. Visível ou invisível afeta-nos poderosamente, posto que nelas vivemos e somos.
Fundamentos científicos
A cor é uma das qualidades da luz e assim somos todos afetados pelas cores diariamente.
A pesquisa moderna, física e metafísica demonstra, como em muitos outros campos, a sabedoria dos antigos egípcios quanto ao uso das cores nos processos de cura.
A terra e todos os seus habitantes obtêm energia através dos raios solares. Os raios do sol possuem todas as cores. O sol descarrega continuamente a energia da luz branca na atmosfera com diferentes tipos de energias necessárias para manter a vida. A aura do homem é responsável por absorver a energia da luz branca da atmosfera e decompô-la nas energias de suas constituintes que então fluem para as diferentes partes do corpo a fim de vitalizá-las.

Contraste de cores influenciam:
No tamanho
Cores escuras parecem mais pesadas e cores claras e de tons pasteis mais leves, ou seja, objetos pesados e grandes pintados com cores claras dão a sensação de serem mais leves e vice e versa. Objetos grandes devem ser pintados com cores quentes e escuras se quisermos dar a impressão de serem mais baixos e de cores claras para parecerem mais altos.
No volume
Cores claras aumentam o tamanho aparente do espaço, assim como cores frias e estampas pequenas. O contrário acontece com as cores escuras e quentes que diminuem o espaço aparente.
Na temperatura
A cor tem o poder de sugerir calor ou frio ao ambiente, como a cor vermelha dá a sensação de maior calor que a cor azul. (Preto aquece e o branco esfria).
Na luminosidade
A tinta com um numero maior de colorante branco dá a impressão de estar maior iluminada que aquela que se utiliza um maior numero de colorante na cor preta.


2- O EFEITO E O SENTIDO DE CADA COR
COR Vermelha - Cor quente
REFLEXÃO 25%
ILUSÃO FÍSICA Aumento de volume peso e calor.
EFEITO PSICOLÓGICO Estimulante, domínio, Calor.
REAÇÕES MENTAIS Ativação, Perturbação.
OBSERVAÇÕES Aumento da pressão arterial.
COR Azul - Cor fria
REFLEXÃO 25%
ILUSÃO FÍSICA Diminuição do peso, refrescante, sensação de distância.
EFEITO PSICOLÓGICO Sensação de repouso, vitalizante, calma.
REAÇÕES MENTAIS Prontidão, irradiação.
OBSERVAÇÕES Afasta os insetos.
COR Amarelo - Cor quente
REFLEXÃO 25%
ILUSÃO FÍSICA Impressão de calor e aumento de volume.
EFEITO PSICOLÓGICO Estimula o sistema nervoso, anima a ação.
REAÇÕES MENTAIS Prontidão, irradiação.
OBSERVAÇÕES Afasta os insetos saudável.
COR Laranja - Cor quente
REFLEXÃO 25%
ILUSÃO FÍSICA Impressão de calor e aumento de volume.
EFEITO PSICOLÓGICO Fortalece, provoca bem estar, alegria, energizante excitante.
REAÇÕES MENTAIS Criatividade e comunicação.
OBSERVAÇÕES Cansa a vista.
COR Verde - Cor fria
REFLEXÃO 35%
ILUSÃO FÍSICA Impressão de leveza, vida e distância.
EFEITO PSICOLÓGICO Sensação de alívio, calma e quietude.
REAÇÕES MENTAIS Receptividade e crescimento.
OBSERVAÇÕES Efeito deprimente se utilizado sozinho.
COR Violeta - Cor fria
REFLEXÃO 25%
ILUSÃO FÍSICA Cor fria, diminui o volume.
EFEITO PSICOLÓGICO Adormece, causa melancolia, devoção e respeito.
REAÇÕES MENTAIS Meditação e magia.
OBSERVAÇÕES Vantajosa para pessoas nervosas.
COR Preta - Cor neutra
REFLEXÃO 5%
ILUSÃO FÍSICA Aumento de calor e peso, diminui o volume.
EFEITO PSICOLÓGICO Sensação de repouso, deprime e causa medo.
REAÇÕES MENTAIS Desconhecimento e vácuo.
OBSERVAÇÕES Absorve todos os raios de luz.
COR Branca - Cor neutra
REFLEXÃO 85%
ILUSÃO FÍSICA Aumento o volume.
EFEITO PSICOLÓGICO Cansaço, brilho, frieza.
REAÇÕES MENTAIS Limpeza e pureza.
OBSERVAÇÕES Reflete o calor.
COR Cinza - Cor neutra
REFLEXÃO 50%
ILUSÃO FÍSICA Sensação de sujeira e nublado.
EFEITO PSICOLÓGICO Obscuridade e infelicidade.
REAÇÕES MENTAIS Negatividade, indecisão e submissão.
OBSERVAÇÕES Deprime.
O vermelho
É a cor que fornece ao nosso corpo energia e vitalidade. A vitalidade física do corpo depende da entrada correta e suficiente do raio vermelho, particularmente no que se concerne às funções restauradoras, procriadoras e criadoras. Esta cor aumenta a temperatura, através da percepção psicológica.
É a cor para os corajosos e ousados, para quem quer trazer calor, intensidade e paixão ao seu redor. Enquanto um ambiente abundantemente vermelho evoca o drama, a vitalidade e a energia, os tons próximos como o rosa-bebê e o terracota proporcionam variações mais brandas, os quais também são da família do vermelho. Essas cores são incrivelmente versáteis, sendo uma das mais poderosas da paleta de cores. O ser humano precisa de um pouco de vermelho para a motivação.
O vermelho sempre passa a impressão de proximidade e devido a isso dificilmente serve de pano de fundo, pois ele sempre se destaca. Como tonalidade de contraste, o amarelo avermelhado pode ser muito indicado, assim como o verde a sua cor complementar. Já o azul, o turquesa e o próprio branco esfriam o vermelho. Esta cor tem como finalidade estimular o apetite, a paixão, a irritação e até a ira, elevar a pressão arterial e principalmente por ter uma simbologia com a cor da vida - o sangue.
As luzes vermelhas se bem dosadas dão um toque suave e quente a um espaço, dando-lhe um brilho aconchegante. O vermelho estimula qualquer ambiente, tornando-o mais quente e convidativo.
O azul
É uma cor mágica e revitalizante, calma, inspiradora, fresca e fria. A tranqüilidade do azul pálido evoca o céu, trazendo a sensação de paz e imensidão.
O azul água traz vitalidade, energia, estímulo e uma sensação refrescante.
O azul marinho e o azul jeans são verdadeiros clássicos atemporais.
O azul é uma cor que agrada a homens e mulheres, não é uma cor masculina como se imagina. Esta é uma cor terapêutica, que relaxa e acalma, é associada a lealdade, a integridade, ao respeito, a responsabilidade e a autoridade. Ele ajuda a diminuir a violência e as pichações em locais públicos.
O azul é utilizado nos hospitais, nas salas de espera, para acalmar os pacientes e familiares destes e uma cor quente é utilizada como contraste para não induzir a depressão.
O azul em demasia induz a indiferença e retração, baixando a pressão sanguínea, reduzindo o stress e a tensão, podendo também trazer sono, não sendo indicado para salas de aula e sala de reuniões. É uma cor que simboliza do divino em função do céu e do mar. É de combinações fáceis e eternas. Por isso o ditado popular diz: “Está tudo azul...”.
A cor de contraste usada com o azul é a sua complementar o laranja.
As cores amarelo, verde, vermelho, rosa, pêssego, salmão e o lilás também transmitem harmonia quando usadas com a cor em questão.
O amarelo
Esta cor é animadora, descomprometida, alegre, eleva o espírito e traz sensação de alegria. É a cor mais luminosa do espectro, quanto mais puro e intenso o amarelo será mais luminoso e vibrante.É associado com a luz do sol, simboliza a luz e representa a luz espiritual, assim, todo ser humano precisa da vibração desta cor. É uma cor quente e expansiva, abrindo a mente trazendo novas idéias. Pesquisas revelam que esta cor auxilia as pessoas no aprendizado, devido à sua vibração.
Esta cor expande o ambiente, porém deve ser usada com cuidado para não produzir cansaço visual e um aspecto chocante.
Para o contraste o azul é o mais indicado, o branco, tons de madeira, violeta e verde também podem ser utilizados.
A mistura desta pigmentação com o branco e o preto gera cores importantes que são os cremes e beges muito utilizados na construção civil.
O laranja
É a cor da entrega, do se dar aos outros e isto se processa de maneira instintiva.
É uma cor muito apreciada nas tonalidades mais fracas como o pêssego, salmão, e a cor da laranja.
Os tons mais pálidos do laranja relaxam e faz com que o ser humano se entregue á sua própria personalidade, sendo aquilo que realmente é. Estas tonalidades podem proporcionar uma atmosfera agradável, um clima de descontração e alegria, por este motivo é uma cor indicada para lanchonetes e espaços para crianças.
Para o contraste o azul, sendo sua cor complementar é o mais indicado.
A mistura de sua pigmentação com o preto gera a cor marrom que deve ser usada com cautela para não induzir á depressão.
O verde
É a imagem da natureza, simbolizando a vida, a frescura e a harmonia. Ao acrescenta-lo ao ambiente, se traz sensação revigorante, que é proposta pelas folhas de uma árvore.
É a cor mais presente em nossas vidas, por isso é a que traz mais sensibilidade. É uma cor de alta luminosidade, passando no meio do espectro visível. É uma cor de alta luminosidade.
Os verdes amarelados são vibrantes e energéticos embora os tons de verde mais puros induzem à calma e ao relaxamento. Os verdes são mais versáteis e fáceis de se fazer combinações com sucesso. Eles possuem a propriedade de aliviar o stress e equilibrar o emocional, com propriedades terapeutas da cura.
Não é recomendado utilizar o verde sozinho, porque ele pode ser extenuante e pode criar um ambiente estático.
Para as cores de contraste pode-se usar o azul, o amarelo, o rosa, o pêssego, salmão e a complementar o vermelho.
Por representar o meio ambiente o verde irradia energia e é essencial na vida do ser humano, que sente com esta cor maior afetuosidade.
O violeta
Esta cor é rica em possibilidade de decoração e estilização.
É a cor com o menor comprimento de ondas e a mais rápida vibração do espectro visível, por isso, sua luz é purificante e calma. É recomendada para os interiores, que revestidos com o lilás e seus tons transmite grande efeito em nossas emoções. É uma cor etérea e sua utilização deve ser feita em conjunto com outras cores, pois em demasia esta cor poderá causar depressão. Assim não utilize o lilás como a cor principal de um ambiente, ela é uma cor que poderá causar um efeito de falta de base e desestimulante nas pessoas.
O púrpura deve ser usado em ambientes onde há muitas coisas belas e deve ser acompanhado do verde.
O magenta possui muito vermelho sendo assim uma cor viva, animadora, dramática e causa uma boa impressão no ambiente doméstico, especialmente se for amplo.
Esta família de cores foi símbolo da realeza na Europa.
As cores de contraste são as complementares o amarelo, o vermelho, o verde, o laranja, o rosa, o pêssego, o salmão dentre outras.
O Preto, o Branco e o Cinza
O preto, o Branco e o Cinza são cores básicas e neutras, assim indispensáveis na decoração.
A pigmentação do preto é utilizada para escurecer e a do branco é utilizada para clarear todas as cores. O preto e o branco se não utilizados adequadamente tornam o ambiente maçante e sem sofisticação. Estas duas cores formam o mais forte contraste dentre as cores. Estas cores nos fornecem uma grande ferramenta de jogo para a perspectiva que é o poder do branco de proporcionar o avanço de um determinado elemento e o preto de retração.
Quando combinado com as cores cremes, beges e dourado o preto torna-se pomposo e sofisticado; com o vermelho forma a quinta essência do estilo chinês e com o verde é intenso e masculino.
O preto utilizado com o amarelo provoca um efeito chamativo, desta maneira é utilizado em placas de alerta e em garagens. Combinado com os azuis ou púrpuras sempre tem resultados tristes, entediantes e sombrios.
O branco é mais fácil de harmonizar com qualquer cor, sendo a cor mais neutra do espectro. Esta cor acalma os tons quentes do vermelho, laranja e amarelo, aumenta a intensidade dos azuis, refresca os verdes, ilumina os púrpuras e purifica os neutros.
É importante em áreas de pouca luz natural, clareando o espaço. Nos ambientes muito iluminados pela luz natural, ou seja, ensolarados o branco se torna ofuscante.
O cinza é associado com o medo, por isso é aconselhado, a utilização desta cor com outras cores claras, coloridas e nunca sozinha.
Os metálicos e perolados
Estas cores dão brilho e chamam a atenção iluminando o ambiente, além de trazer um toque de sofisticação e requinte.
Os tons metálicos oferecem um aspecto moderno e aumentam o fluxo de energia benéfica, como se acredita no Feng Shui.


3- OS AMBIENTES E SUAS CORES
A fachada e entrada da casa expressam a comunicação com o mundo exterior e a sociedade. Quanto mais convidativa é a fachada maior será o convite para as pessoas, recursos e oportunidades. É importante analisar a combinação das cores de todas as esquadrias das janelas, das portas, das paredes, dos portões, dos telhados e todos os elementos da fachada.
  • A sala de estar é a parte pública da casa onde se recebe as visitas ou a área de lazer da família.
Cores indicadas:
O vermelho, laranja e o amarelo são ideais para estimular a conversação e descontração. O branco proporciona maior luminosidade e os tons cremes proporcionam maior sofisticação e charme.
  • A cozinha e sala de jantar têm função de manter a nossa saúde, pois é o local onde cozinhamos e nos alimentamos.
Cores indicadas:
O vermelho, laranja e amarelo, na sala de jantar, podem ser utilizados para estimular o apetite e a conversação. A cozinha é uma área de trabalho onde estão presentes a água e o fogo. Os tons de azul e verde com detalhes em cores quentes são recomendados, assim como os neutros, grafites e brancos combinados com peças de inox e latão.
  • Os dormitórios são o local de descanso, assim devem estar longe dos barulhos e stress do mundo exterior.
Cores indicadas:
Os verdes e azuis são ótimos para os quartos quando utilizados em tons pasteis, pois relaxam e acalmam. Os tons de rosa são femininos e naturais. O vermelho, laranja e amarelo não são muito recomendados por serem cores excitantes. Os violetas podem deixar o quarto muito frio e calmo. Os neutros cinza e preto podem deprimir e o branco, em certas versões, pode ser confortável e assim aconselhável. (Versão off-whites)
  • O banheiro é o espaço privado e intimo onde se relaxa e se faz a energização. Este local é associado com a personalidade interior e com o status financeiro.
Cores indicadas:
Os tons pasteis de verde, azul (para relaxar) e amarelo ou laranja (para energizar) são os mais recomendados, combinados com o branco e os metais.
  • O escritório necessita ter um ar de liberdade e criatividade e assim ser um espaço de oportunidades, com conforto, praticidade e comodidade.
Cores indicadas:
As cores neutras combinadas com pasteis para estimular a concentração e a criatividade, são as mais aconselhadas.
É importante concluir que as cores influenciam na construção civil, dando vida aos ambientes, motivando e tornando as pessoas mais produtivas no trabalho. A utilização da cor inadequada pode causar stress e nervosismo nas pessoas usuárias deste espaço. Assim, a escolha da cor adequada para cada ambiente é muito importante para a boa utilização e bem estar do ser humano.



Trechos tirados da monografia de Adriana de Andrade Freitas - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Curso de Especialização em Construção Civil.




 
TELHADO VIVO E TELHADO CLARO

Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global.
Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar.

Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor. Além disso, a temperatura interna também diminui e, assim, os ambientes exigem menos ar condicionado - o que reduz o consumo de energia e as emissões de gás carbônico.


Em contra partida, moradores ecologicamente corretos criam jardins no topo de casas e prédios.

Telhados verdes ou EcoTetos também contribuem para a causa. Além de combater o aumento das temperaturas do globo, como as coberturas brancas, têm a qualidade de reduzir a velocidade de vazão da água das chuvas, evitando enchentes.

O interesse crescente em livrar-se de telhas, deve-se a boa vontade de moradores ecologicamente corretos em preservar o meio ambiente.

Os telhados verdes, literalmente, consiste em instalar um jardim - leia-se terra, sementes, mudas e, em alguns casos, árvores - em cima de casas, empresas ou apartamentos de cobertura.

Quem opta por esse recurso consegue reduzir em até 30% o valor da conta de luz. O ecoteto garante temperatura 5 graus menor no verão e 5 graus maior no inverno, o que diminui a necessidade do uso do ar-condicionado e aquecedor. A longo prazo, a economia compensa os gastos iniciais: enquanto um revestimento de cerâmica sai por até 100 reais o metro quadrado, o telhado sustentável custa a partir de 120 reais.

O local deve receber uma camada impermeabilizante de asfalto, sistema de drenagem para escoar a água da chuva, substrato de terra e, enfim, sementes de hortelã, manjericão, cebolinha, erva-cidreira e o que mais a imaginação permitir.


Benefícios de ter um ecoteto
- Mantém boa a umidade relativa do ar,

- Enriquece a biodiversidade ao atrair animais como pássaros, borboletas e joaninhas,

- Minimiza o problema da impermeabilidade do solo,

- Valoriza e embeleza o projeto do imóvel,

- Garante sensação térmica agradável (5 graus a mais no inverno e 5 graus a menos no verão),

- Diminui em até 30% o valor da conta de luz.

Produtos para um telhado claro

- Impermeabilizante para lajes e marquises: Vedapren Branco (Otto Baumgart),

- Telhas claras: EuroTop Clássica Branca (de cimento) e Toptelha Mediterrânea Pérola (cerâmica),

- Tinta para pintar telhas de barro, cimento e fibrocimento: resina à base e água Metalatex Eco Telha Térmica (Sherwin-Williams),

- Cobertura metálica para casas, galpões e indústrias: painéias de aço pintados de branco, da Panisol.


............................................................................................................

Nero 7.10.1.0 
https://mega.nz/#F!ZaAGWbKZ!mLlpChWrpnE7Hwp_4SmwJA

AVIRA 2015
https://mega.nz/#F!wSQDlBzS!kDPMXk-2DPoyVJeR2WF4Iw